Editora Malê

A Malê é uma editora voltada para publicar autores que se encontram nas margens do mercado editorial brasileiro, com o objetivo de garantir-lhes visibilidade, assessoramento editorial e publicações com design, produção gráfica e impressão de qualidade.

Tenciona-se com a editora ampliar a bibliodiversidade, de forma que esta corresponda à diversidade da sociedade; empoderar os autores que se movimentam em saraus periféricos, publicações independentes e coletivos e colaborar com novos delineamentos para a representação social de significativa parcela da população, ao propor o enriquecimento do imaginário coletivo sobre quem produz, quem é representado e como é representado no cenário atual da literatura. 

Livro: Ngoma chamou! Batuques em Terreiros Paulistas (2021)

Este livro vem te convidar para uma prosa com o Batuque de Umbigada, o Jongo e o Samba de Bumbo, tradições vivas que integram uma grande família de culturas de matriz africana bantu no estado de São Paulo e que permanecem com a transmissão de saberes, resistência, coletividade, oralidade, fortalecimento e celebração à vida até os dias de hoje. É com essa inspiração que os capítulos do livro foram escritos e ganharam a característica de serem um chamado para aproximar-se, sentar-se e prosear. Aproximar-se do Batuque de Umbigada (ou “Caiumba”, como a tradição também é conhecida) e juntos encontrarmos as vozes do passado e da atualidade na região do oeste paulista. Sentar-se com os Jongueiros Paulistas, que mantiveram raízes profundas em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, salvaguardando suas diversas formas estéticas quanto ao modo de tocar os tambores e a coreografia das danças. E, finalmente, prosear com Samba de Bumbo a partir da história afetiva e encantada que traz a memória do querido Mestre Alceu e sua família na preservação da manifestação na região de Campinas. O convite está feito; estamos à sua espera. Ubuntu.

Link para compra: site Ed. Malê